quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Jornalistas admiram a dança do Carimbó de Marapanim



Jornalistas de turismo de todo o Brasil e do exterior presenciaram também um show de carimbó de Marapanim, exposição de mantos e cortejo da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré e uma demonstração do Auto do Círio que foram os grandes momentos da noite de abertura do congresso da Abrajet.
Carimbó – palavra de origem africana, inspirada no curimbó – um tipo de tambor feito de uma tora de pau oco, recoberta em uma das suas extremidades por couro de animal qualquer.
Carimbó tem o som contagiante, seu dançar é um folguedo, que tem como característica principal a dança circular de pares soltos, mas em perfeita harmonia entre o casal.
O folguedo causou grande admiração à imprensa especializada  em turismo e cultura no Centro de Convenções durante a abertura oficial do XXVIII Congresso da Abrajet.
Com varias manifestações nos sítios e fazendas, como dança do bangüê, dança do gambá, dança do bagre, ginga de capoeira e outros. No município de Marapanim com forte manifestação da dança, deu nome ao Carimbó de Marapanim. Segundo a direção da Paratur, esta manifestação aconteceu no núcleo habitacional denominado: - posse ou sitio Santo Antonio, hoje vila de Maranhão (Maranhãozinho) localizada as margens do rio Paramaú, afluente do rio Marapanim.