segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Adtur gerencia e ordena cachoeira da Velha e Prainha


Cachoeira da Velha no Jalapão


A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins – Adtur, foi incumbida pelo governador Siqueira Campos de gerenciar e fazer o ordenamento turístico da cachoeira da Velha e da Prainha, além de também revitalizar o patrimônio estrutural da antiga Pousada do Jalapão. Esta ação começa neste feriado da Independência, com a presença de equipes de técnicos atuando em campanha educativa junto aos visitantes dos atrativos, que fazem parte de área de propriedade do Governo na zona de amortecimento do Parque Estadual do Jalapão.
Um levantamento inicial da situação das estruturas da ex-fazenda Triago foi realizado por profissional de Engenharia da Adtur e detectou a necessidade de intervenção nos prédios da Pousada, que estão sem utilização há bastante tempo. A cachoeira da Velha e a Prainha são dois dos mais belos ícones do roteiro “Encantos do Jalapão”e os únicos, até este momento, definitivamente integrados ao patrimônio estadual. Por isto, a Adtur vai instalar centro de apoio do órgão em uma das residências, onde deve ficar também uma base da Cipama.
Segundo o presidente da Adtur, Lucio Flavo Adorno, dar aos que nos visitam conforto e bons serviços é meta do governo do Estado. Até o final deste ano várias ações como esta vão acontecer nos períodos de feriados, para que o turista seja paulatinamente orientado e conscientizado do efetivo controle da capacidade de carga nos atrativos, e da pretendida mudança de atitude dos visitantes que buscarem aqueles atrativos.
O Parque Estadual do Jalapão foi criado pelo Governo para proteger um dos conjuntos naturais mais exuberantes da região Norte. O roteiro turístico “Encantos do Jalapão” combina vegetação de cerrado com dunas de areias douradas, serras, veredas de buritizais e cachoeiras cristalinas. e também pássaros e animais raros, como o pato mergulhão, cujo habitat é o rio Novo. Mais importante ainda é a riqueza humana e cultural das comunidades quilombolas Mumbuca e Povoado do Prata  o tocantins quer agregar valor à esta região dotada de povo simples e ainda nativo; com perfil de sertanejo mas já recebendo qualificação em sua mão-de-obra.  o governo do estado, sensibilizado,  vai  investir na ordenação turística,  dotando atrativos de infra-estrutura de qualidade, e conforto para o turista que vem conhecer o pólo jalapão.  a atividade turística vem se desenvolvendo com maior intensidade na região do jalapão, devido a singularidade dos aspectos naturais existentes e da produção do artesanato em capim dourado que contribuiu para uma divulgação da região antes da devida adequação dos atrativos.
a proteção desta região, que tem características de transição entre os dois maiores biomas brasileiros, a floresta amazônica e o cerrado, foi feita através da criação de unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável, concentradas nos extremos leste e oeste, nas regiões do jalapão e cantão respectivamente.
o desafio de se promover o turismo no tocantins tem características distintas, de um lado, temos um estado riquíssimo em recursos naturais, geograficamente bem localizado e culturalmente fascinante. do outro, esbarramos na precariedade da infra-estrutura turística e nos baixos investimentos do setor privado, o que exige do governo do estado, por meio da agência de desenvolvimento do turismo, um esforço concentrado na capacitação dos municípios turísticos que comteplam a região do jalapão e no estudo de viabilidades de projetos que movimentem o setor como pousadas alternativas, restaurantes, hotéis... (Olga Cavalcante)