quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Rio Carnaval 2013: pedido de autorização para desfiles de blocos de rua será feito online



Para quem quer colocar o bloco na rua no próximo Carnaval, a hora é essa. A partir de hoje, organizadores de blocos carnavalescos já podem pedir autorização de desfile à Riotur. A novidade este ano fica por conta da forma com que este pedido será feito: ao invés de ir à Riotur com a documentação, os organizadores deverão preencher um cadastro no site www.carnavalderua2013.com.br. O requerimento poderá ser feito até o dia 10 de outubro.
Entre os dias 1° e 10 de dezembro de 2012, a Riotur emitirá uma autorização preliminar ao requerente. A autorização definitiva será dada entre os dias 2 e 9 de janeiro de 2013, após análise dos dados enviados e de documentação.
O bloco Cordão da Bola Preta, um dos mais tradicionais da cidade, foi convidado para ser o primeiro a fazer o pedido de autorização no novo sistema. O presidente do bloco, Pedro Ernesto, participou da coletiva para preencher o cadastro online durante o evento e já saiu com o protocolo do requerimento impresso.
"O formato que adotamos para o Carnaval de Rua tem se mostrado melhor e mais bem-sucedido a cada ano e, para 2013, esperamos ter novamente uma grande quantidade de pedidos. Neste próximo ano, continuarem sendo criteriosos com a autorização de novos pedidos, especialmente em alguns bairros da Zona Sul que já estão saturados com muitos desfiles", afirma o secretário especial de Turismo, Pedro Guimarães. "Queremos fazer um Carnaval de Rua ainda melhor e mais organizado para os cariocas, foliões ou não, e também para nossos turistas", afirma.
Outras duas portarias referentes ao Carnaval 2013 foram divulgadas no Diário Oficial de hoje, 19 de setembro. Uma delas estabelece limites para os desfiles de blocos nos bairros do Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras, devido ao expressivo crescimento do Carnaval de Rua nesses locais. A outra define critérios para a utilização de carros de som nas orlas de Leblon e Ipanema durante os desfiles dos blocos.
Em caso de dúvidas no preenchimento, os organizadores podem ligar para o telefone 2271-7057.
Secretaria Especial de Turismo|Riotur
Assessoria de Comunicação Social
Ana Cristina Fiedler | Débora Póvoa