quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Abrajeteanos conhecem e degustam vinho da serra catarinense durante famtour

Fachada da vinícola Villa Francioni

O Famtour organizado e operado pela Abrajet/SC aos jornalistas participantes do XXIX Congresso Nacional da Abrajet levou-nos a conhecer a vinícola Villa Francioni localizada a 1.353 metros de altitude, situada no Planalto Serrano catarinense, no município de São Joaquim que fica a 136 km de Tubarão, 81 km de Lages e 227 km de Florianópolis.
São Joaquim é o maior produtor de maçã no Estado, contando com mais de 1000 pequenos produtores. O turismo também é importante para a cidade, por conta do clima frio e da possibilidade de precipitações de neve, algo inexistente em grande parte do Brasil. O município vem se destacando também pelos vinhos de altitude que estão alcançando nível internacional.

O clima é totalmente favorável à elaboração de vinhos de qualidade, por isso AA vinícola foi construída pelo empresário do setor ceramista, Dilor Freitas, que buscou informações nas melhores regiões produtoras do mundo sobre a vitivinicultura para investir na produção do terroir brasileiro.
Freitas implantou uma região produtora de vinhos elegantes e sofisticados. O sonho virou realidade e apesar da pouca idade, a vinícola Villa Francioni já têm em seu currículo importantes prêmios nacionais, além de receber o reconhecimento de especialistas da área. A vinícola expandiu também a venda de seus produtos para várias regiões do país como o nordeste e centro-oeste.
A comercialização dos rótulos vem crescendo num ritmo acelerado, segundo a presidente do Conselho da Villa Francioni e filha do fundador, Daniela Borges de Freitas, “no ano passado houve um incremento nas vendas em cerca de 30%”.
Dentre os rótulos produzidos e comercializados pela vinícola estão exemplares de três linhas: Villa Francioni, Joaquim e Linha Aparados. Os jornalistas abrajeteanos degustaram os deliciosos: vinho Rosé da marca Villa Francioni e o da Linha Joaquim tinto. Os jornalistas após um tour pelas dependências da vinícola com a finalidade de conhecer o processo de produção ainda foram brindados com uma garrafa de vinho para levarem na viagem de retorno a seus estados.
Segundo a administração da vinícola, novos rótulos serão lançados brevemente, sempre buscando elevar a atividade produtora da vitivinicultura à categoria de arte.