segunda-feira, 18 de abril de 2011

ABRAJET Pará promove “Roteiros da Amazônia” na Ilha do Marajó


A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do  Estado do Pará (Abrajet-Pará) promove no período de 21 a 24 de abril a oficina “Roteiros da Amazônia”, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. A iniciativa, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, pretende reunir vivência e prática das técnicas de comunicação e turismo, com oficinas de capacitação voltada para estudantes e profissionais do setor.

Segundo o presidente da Abrajet Pará, João Ramid, o projeto “Roteiro da Amazônia” visa capacitar os participantes com ênfase em fotografia, texto jornalístico e criação de roteiro turístico. “Por meio desta capacitação, os participantes conhecerão um pouco mais sobre o Marajó, a história e a cultura de um povo resistente que reside na maior ilha fluvial e marítima do continente americano, ilha, esta, que dispõe de vários atrativos naturais e culturais para encantar e conquistar visitantes”, destaca.

Nos cursos do “Roteiro da Amazônia” os profissionais e estudantes de fotografia, jornalismo e turismo se atualizarão com o conceito de turismo de vivência. João Ramid complementa: “Nosso objetivo é permitir que os participantes das atividades como oficinas, práticas de pesquisa e laboratório, discussões e reflexões, assim como o aprendizado prático da comunicação e turismo. Sigam as diretrizes internacionais de práticas voltadas ao “mundo das experiências” – o que corresponde à idéia de que o turista não quer ser um sujeito apenas contemplativo em suas viagens, mas sim o ator da própria experiência no destino que escolher”.

O município de Cachoeira do Arari, pólo Marajó, foi escolhido para sediar o primeiro “Roteiro da Amazônia” por possuir dentre tantos atrativos, o Museu do Marajó. Na oficina sobre técnicas de comunicação e turismo estão inclusos a participação de 30 aprendizes, entre eles três estudantes do ensino médio de Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari.

Os palestrantes das oficinas serão: Flávia Lima - turismóloga, Benigna Soares - Jornalista e Diretora Regional da Abrajet Nacional, João Ramid - Presidente da Abrajet Pará, Diretor do Amazon Image Bank, jornalista e repórter fotográfico. Pedro Rodrigues - Técnico de tratamento de imagem. E, o convidado especial, João Zucarato, presidente da Abrajet do Espírito Santo.

O “Roteiro da Amazônia” é uma realização da ABRAJET-PARÁ, com apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, Museu do Marajó, Faculdade Ipiranga, Gráfica Alves, Amazon Image Bank, Fazenda São Vicente, Secretaria de Turismo de Souré, Pólo Turístico do Marajó, Pousada Fazendas e Companhia Paraense de Turismo - PARATUR. 

O investimento, incluindo passagem de Belém ao Marajó, hospedagem e alimentação é de R$ 300,00 para profissionais e estudantes de comunicação e turismo e de R$ 400,00 para profissionais de outras áreas.

Mais informações e inscrições  email: abrajetpara@gmail.com