quarta-feira, 13 de abril de 2011

Abrajet inaugura tirolesa Vôo do Pontal, a primeira do Tocantins


Muita adrenalina, medo, diversão e uma incrível sensação de voar, contemplando a natureza por um ângulo diferente, o da visão de um pássaro, acima da vegetação natural do Vale do Sumidouro, na Pousada Rural Pontal do Meio, a 2 km do centro de Taquaruçu, distrito de Palmas, capital tocantinense.  Essa foi a missão oficial dos jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Abrajet/TO, neste sábado, 09 de abril: Inaugurar a primeira Tirolesa do Estado do Tocantins.

Maria Arienar fala dos 10 anos de
Caravana do Turismo
A abertura aconteceu às 9h da manhã, por meio da 22ª edição da Caravana do Turismo da Abrajet/TO. A caravana é uma ação conjunta da Abrajet, veículos de comunicação e demais instituições do trade turístico, a fim de promover o turismo tocantinense, completou 10 anos de atividades com a Abrajet tendo a honra de inaugurar oficialmente a tirolesa.

Arlete Carvalho mostrou garra e
coragem ao ser a primeira
Dos profissionais de comunicação na Caravana da Abrajet, a corajosa jornalista Arlete Carvalho foi a primeira, literalmente, a se lançar no abismo de uma altura de 600 mts em relação ao nível do mar e a 150 mts do chão para percorrer uma extensão de 1.300 mts da plataforma de lançamento a de chegada. “A sensação é de indescritível liberdade, a gente sente o vento batendo no rosto, um frio na espinha, mas é muito gostoso voar, deslizando sobre a vegetação nativa”, disse.

Na plataforma de chegada, em terra
 firme, o jovem Públio Caio
A tirolesa teve origem na cidade de Tirol - Áustria, e consiste em se deslizar em cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões e uma cadeirinha de alpinismo. Ninguém poderia imaginar que uma atividade criada como meio de transporte em Tirol, se transformaria em uma das modalidades mais gostosa e emocionante do mundo da aventura radical.

Há dois tipos de tirolesa: seca, a qual começa em uma plataforma e termina em terra, ou molhada, que começa em uma plataforma e termina com queda num lago. A de Taquaruçu chamada “Vôo do Pontal” é do tipo seca.