quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Praça dos Girassóis: Cartão Postal de Palmas



A Praça dos Girassóis é a segunda maior praça pública do mundo, sendo superada apenas pela Praça Merdeka que se encontra localizada em Jacarta, na Indonésia. Com uma área de aproximadamente 570.000 m², a Praça dos Girassóis destaca-se como um dos principais cartões postais de Palmas, capital do Estado do Tocantins, no Brasil.
A praça é o principal ponto turístico de Palmas, concentrando os prédios-sede dos três poderes públicos estaduais, sendo eles o Palácio Araguaia e as secretarias estaduais (Poder Executivo), a Assembleia Legislativa (Poder Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário).
Localizada no ponto central de Palmas, é da Praça do Girassóis que partem as Avenidas Theotônio Segurado e a Avenida JK, principais vias arteriais da cidade. É a partir do Palácio Araguaia que se dá a divisão do Plano Diretor da Capital nas regiões: Norte, Sul, Leste Oeste e nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste.

Além do Memorial Coluna Prestes e do Monumento dos 18 do Forte; dos quais já fiz post aqui neste blog, a Praça dos Girassóis também conta com diversos outros monumentos, tais como: o monumento da Súplica dos Pioneiros; uma cascata; dois pórticos de entrada, um no lado Leste e outro no Oeste, tendo ao centro o Palácio, com sua arquitetura modernista, valorizando os seus arcos e o Brasão do Estado do Tocantins, na fachada norte do palácio; um cruzeiro feito à base de pau-brasil onde foi celebrada a primeira missa de Palmas, tendo sido o primeiro monumento construído na cidade; um relógio de sol; a praça Krahô dentro da Praça dos Girassóis com o Monumento à Bíblia, os símbolos indígenas desenhados no calçamento e a sua gigantesca rosa dos ventos; uma fonte luminosa; um parque infantil e uma praça de alimentação que abre durante a noite.



Como funciona no relógio de sol
A luz solar ao incidir sobre uma haste devidamente orientada em relação à latitude do lugar e aos pontos cardeais faz projetar uma sombra em um mostrador contendo números correspondentes às horas do dia.
Como a Terra gira 360 graus em 24 horas, dividindo um pelo outro, teremos a correspondência de que o sol anda 15 graus a cada 1 hora, e, com os ângulos marcados no mostrador temos os valores das 6h às 18h.
O relógio de Sol do Estado do Tocantins é o maior relógio de Sol horizontal do Brasil, com um mostrador de 60 metros e um ponteiro de 20 metros de comprimento, segundo informações do Laboratório Nacional de Computação Científica.
Dos mais de 200 relógios de Sol do Brasil, já catalogados pelo Clube de Astronomia do Rio de Janeiro.