quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Embratur negocia parceria para levar gastronomia brasileira a feiras internacionais



O presidente do Instituto brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, reuniu-se, hoje, com a diretora da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, Mônica Rangel, para debater a inserção da gastronomia no circuito de feiras internacionais. Para Dino, a iniciativa irá contribuir para a promoção do Brasil no exterior. “Poderemos utilizar a culinária típica para promover a cultura dos estados e regiões brasileiras”, adiantou Dino.
Ainda de acordo com o presidente, é possível que os estandes brasileiros ganhem atrativos gastronômicos em cinco feiras a serem realizadas no ano que vem. “A culinária brasileira está se tornando mais conhecida mundialmente, por conta seus sabores marcantes, e poderá ser um novo atrativo de público no espaço do Brasil em eventos no exterior.”
Para Mônica Rangel, a criação de eventos próprios de gastronomia brasileira também podem render resultados mais efetivos nos mercados prioritários. “Além da inserção da gastronomia em feiras internacionais, precisamos promover degustações específicas para formadores de opinião estrangeiros.” Para ela, é preciso mostrar que o Brasil tem uma cozinha moderna e sofisticada que, ao mesmo tempo em que traz raízes culturais, é muito superior aos estereótipos.
Se depender dos turistas internacionais, temos grandes chances de atrair visitantes motivados pelos sabores do Brasil. Em pesquisa realizada com turistas estrangeiros pela Fundação Instituto Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2010, a pedido do Ministério do Turismo, os restaurantes e a gastronomia estão entre os itens mais bem avaliados, com 95% e 96% de aceitação, respectivamente. (Ascom Embratur)