terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Abrajet na presidência dos imortais amazonenses


Arlindo Porto em almoço da Abrajet

Com 20 votos de vantagem o jornalista Arlindo Porto, membro da Abrajet-AM, foi eleito presidente da Academia Amazonense de Letras. Esta é a primeira vez que um jornalista ocupa o cargo na AAL.
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo tem um bom motivo para comemorar neste fim de ano. O companheiro Arlindo Porto, um dos membros mais presentes nas reuniões da entidade, foi eleito presidente da Academia Amazonense de Letras, onde está há 15 anos como um dos imortais do Estado.
            Nascido em Manaus em 1929, Arlindo Porto sempre teve participação ativa na vida da cidade. Ocupou vários cargos importantes, entre eles o de presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas e Deputado Federal. Mas ganhou fama mesmo com as obras “Bernardo Cabral, um paladino da democracia”, editada em 1998, e “Nunes Pereira, o cavaleiro de todas as madrugadas do universo” em 1993.
            Arlindo assume sem planos exuberantes, como é bem o seu estilo. Na calma, promete manter o ritmo deixado pelo seu antecessor José Braga. “Pretendo apenas ampliar tudo o que já foi feito. Pretendo trabalhar no sentido de ver a Academia promover ainda mais a cultura no Amazonas”, disse.
            Outro ponto previsto para a sua gestão é implantar intercâmbio entre as culturas portuguesa e amazonense, projeto por sinal apresentado pelo mais novo acadêmico, o ex-senador Artur Virgilio Neto. Trabalhar com jovens também é uma das metas do novo presidente. “A academia tem que abrir ainda mais as portas para as novas gerações”, afirmou. (Paulo Roberto Pereira)