sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ilha dos Martírios abriga mais de 5 mil gravuras rupestres em pedras


Serra das Andorinhas em Xambioá - Tocantins
Inscrições ainda necessitam de estudos avançado


A Ilha dos Martírios, que fica no meio do rio Araguaia, com cerca de 70 hectares envolvendo os estados do Pará e Tocantins, abriga mais de 5.000 gravuras rupestres em pedras, além de outros atrativos turísticos e arqueológicos naturais. A ilha fica localizada entre Xambioá e Ananás, em território tocantinense, mas o complexo turístico, embora não explorado, ultrapassa fronteiras e abrange a Serra das Andorinhas tanto no lado tocantinense quanto no Pará.
Rica em grafismos em rocha, não datados, mas tidos como de grande importância arqueológica. Não se conhece ainda desenhos similares em outros sítios arqueológicos na América Latina. Nenhum estudo avançado das gravuras foi feito e corre o risco de ser coberto por um lago.
A Ilha dos Martírios será alagada se a Usina Santa Isabel se materializar como empreendimento do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento. Pelo menos parte do sítio arqueológico deve ser salvo das inundações e das empreiteiras. O Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – corre contra o tempo preparando o tombamento de um conjunto de petróglifos que seria alagado pela hidrelétrica.

Lazer e Turismo
As pinturas e gravuras rupestres representam um dos principais recursos turísticos da área, com apelo inclusive internacional, precisa ser um dos principais aspectos no estudo da relação entre a visitação e a sua preservação. A Ilha dos Martírios deve receber uma atenção especial.