quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Guia Turístico, Ecológico, Histórico e Cultural doTocantins vai ser lançado nesta quarta, dia 30


Praia de Araguanã, região norte do Tocantins

Nesta quarta-feira, 30, o Tocantins ganha uma publicação que enfoca com qualidade e profissionalismo seu multifacetado cenário: é o Guia Turístico, Ecológico, Histórico e Cultural, que resulta de parceria entre Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), Celtins (Grupo Rede) e Empresa das Artes.
O Guia apresenta detalhadamente as belezas e atrações das sete regiões do Estado (Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lago e Praias do Cantão, Serras e Lago, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios), destacando as formações naturais, tais como praias fluviais, dunas, rios, cachoeiras, entre outros. A edição foi feita com recursos cedidos pela Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A Adtur disponibilizou veículo e técnico para acompanhar a equipe de pesquisa em trabalho de campo durante três meses.
A Adtur interagiu com o trade, dando ênfase a entidades como ABAV, Convention &Visitors Bureau, secretarias de Cultura  e de Meio Ambiente, e Universidades e entidades de ensino que oferecem cursos de Turismo, Jornalismo, História e Meio Ambiente.Também repassou fotos de seu acervo, informações, além de produzir roteiro para a captação fotográfica nas regiões turísticas. O órgão ficou responsável pela apresentação da Editare, empresa que produziu o Guia, com as principais operadoras e agências de turismo receptivo e com os municípios percorridos.
O conteúdo ressalta os vários aspectos socioculturais, mostrando personagens, as principais manifestações culturais e apresenta ainda informações úteis e dicas para o turista, como sugestões de hospedagem, restaurantes, agências e operadoras de turismo. Um calendário de eventos destaca as festas e os eventos mais importantes do ano.
Integrando a “Série Guias Empresa das Artes de Turismo do Brasil”, a publicação registra o potencial turístico-cultural brasileiro dos principais estados do País. O Tocantins é o mais recente Estado contemplado. Segundo a editora, a obra contribui para a valorização do patrimônio histórico, cultural e ecológico do Estado, alertando quanto à importância da preservação dos ecossistemas locais e o desenvolvimento sustentável do turismo.(Olga Cavalcante - Ascom/ADTUR)

Ficha Técnica
Título: "Guia Turístico Tocantins – Ecológico, Histórico e Cultural"
Formato do livro:  11,5 x 21,0 cm
Miolo:  em papel couché, impresso a 4 X 4 cores.
Nº de páginas: 240
Preço: R$ 35,00

Lançamento
Data: 30 de Novembro de 2011
Horário: 18h30
Local: Palácio Araguaia, Palmas, TO