terça-feira, 11 de outubro de 2011

Trade turístico é homenageado no Catavento de Prata 2011


Homenageados no Catavento 2011

Por Suzana Barros, Abrajet Tocantins
Realizada há 33 anos, a Noite de Gala do Turismo Brasileiro, segmentada através do troféu “Catavento de Prata”, homenageou as personalidades do trade turístico baiano e nacional.  Sob a coordenação do jornalista  Carlos Casaes, da Gazeta do Turismo, o evento  tem o propósito de comemorar o Dia Mundial do Turismo, homenageando instituições e personalidades que contribuem para o fortalecimento do Turismo. Este ano, entrega dos troféus foi no último dia seis de outubro, no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador (BA). Na oportunidade, também foi comemorado os 35 anos de circulação da Gazeta do Turismo.
Sérgio Neves, categoria jornalista nacional
Este ano foram homenageados instituições e personalidades que mais se destacaram durante os 33 anos da premiação. Os contemplados foram Itaparica Turismo, na categoria Agência de Turismo; Catussaba, na categoria  Hotel 4 Estrelas; Hotel Acapulco Copacabana,  Hotelaria Nacional; Sérgio Neves, jornalista nacional e a Gol, enquanto Companhia Aérea Nacional. Na categoria Especial foram contempladas as empresas aéreas Azul e Passaredo, além das personalidades José Baracho Schmalb, Sílvio Pessoa, José Eduardo Guinle. A Tap, Companhia ficou com o Catavento de melhor Companhia Aérea Estrangeira, enquanto que a premiação personalidade do ano ficou para Paulo Gaudenzi.
Segundo Casaes, o evento tem sido muito prestigiado e divulgado em nível nacional. “De modo particular pela presença de jornalistas especializados em Turismo que comparecem sempre em número considerável, vindos de todas as regiões brasileiras”,  esclareceu Casaes, destacando  o apoio que tem recebido dos jornalistas da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Ele também ressaltou a importância dos apoios recebidos para a realização do Catavento. Dentre eles, citou o Governo da Bahia, da Bahiatursa, agências de viagens e da rede hoteleira, a exemplo das empresas Azul, Gol,  Itaparica Turismo e dos hotéis Catussaba, Resort Stella Maris e Ceasar Business.
Paulo Gaudenzi e Carlos Casaes

História
A idéia de realizar o Catavento de Prata surgiu no ano de 1979,  como forma de comemorar o Dia Mundial do Turismo – 27 de setembro -,  com o objetivo de prestar homenagem às empresas e às personalidades que contribuem para o fortalecimento do turismo brasileiro. Resultou de conversas entre o jornalista Carlos Casaes e seu então sócio na Gazeta do Turismo, Antônio Roberto Pellegrino.
O nome do evento foi escolhido em decorrência do Catavento ser um equipamento gerador de energia que, a exemplo do Turismo responsável, não é poluente. Ele esclareceu  que, devido a imprevistos, “excepcionalmente, este ano, o evento foi realizado em outra data”, o que não comprometeu a importância da premiação.
Jornalistas da Abrajet prestigiam evento