sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FENAOSTRA 2011: “Aqui todo mundo é mané e com muito orgulho”


De 07 a 16 de outubro, no CENTROSUL, acontece mais uma edição da FENAOSTRA - Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, que já está consolidada no calendário das festas de outubro do Estado, e reúne em um só espaço atrações culturais, gastronômicas, artesanato e entretenimento.
A FENAOSTRA é uma realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do IGEOF e da Secretaria Municipal de Turismo, e conta com o apoio do Ministério da Pesca, FUNTURISMO, Governo do Estado, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, UFSC, SEBRAE e EPAGRI.
A proposta da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do IGEOF e Secretaria Municipal de Turismo, é resgatar a cultura de Florianópolis, considerando suas características culturais e populares, não esquecendo da grande motivação da festa: a maricultura.
Para buscar este resgate cultural, todo o projeto de concepção da festa levou em conta as tradições de nossa Ilha. A começar pela comunicação visual da festa. Todo o material de divulgação do evento levou em conta “jargões” de nossa cidade, remetendo ao linguajar “manezês”. O slogan deste ano é “Aqui todo mundo é mané e com muito orgulho”. Ao longo de toda a festa, o público irá perceber este trabalho de resgate cultural.
Acesso a festa e ingressos
Por decisão da Prefeitura Municipal de Florianópolis, o ingresso da 13ͣ FENAOSTRA continuará R$5,00, mesmo em dias de atrações nacionais. Isso para garantir que grande parte da população tenha acesso à festa.
O estacionamento da FENAOSTRA também permanece o mesmo valor: R$5,00, tanto o do CENTROSUL quanto o da AFLOV. Além disso, em caso de filas para acesso aos estacionamentos, a Prefeitura Municipal de Florianópolis abrirá o portão da Passarela Nego Quirido para que os carros possam acessar aos estacionamentos.
Caminhão do Peixe na 13ª FENAOSTRA
E a FENAOSTRA deste ano não pára de inovar! Na saída única da festa, entre o pavilhão A e o pavilhão B, estará estrategicamente localizado o Caminhão do Peixe. Durante os 10 dias de evento, o Caminhão irá comercializar ostras e mexilhões a preço popular. A idéia é que as pessoas levam os moluscos para casa assim que deixarem a FENAOSTRA.
O Caminhão do Peixe será abastecido pelos moluscos das associações de maricultores que irão fornecer o produto em sistema de rodízio. O projeto Caminhão do Peixe é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do IGEOF, e conta com a parceria do Ministério da Pesca e do SINDFLORIPA. Todos os dias o caminhão visita uma comunidade previamente estabelecida e divulgada para que a população compra peixes a preços acessíveis.(Da Assessoria de Imprensa)