quinta-feira, 29 de julho de 2010

Rally nas Águas agita Itacajá


(Fotos: Tamyra Pineiro)
O pequeno município de Itacajá, a 295 km de Palmas, foi invadido por uma multidão de turistas que há 10 anos se junta à população local para a brincadeira de descer o rio Manoel Alves Pequeno, no evento denominado Rally das Águas, a maior festa da cidade, atraindo visitantes até de outros Estados.
Uma espécie de carnaval misturado com rally onde os carros alegóricos são balsas, os passistas vêm em bóias, colchões de ar e botes, e a avenida, neste caso, é o rio. A festa, que já virou uma tradição, aconteceu sábado, dia 24, na fazenda Dois Irmãos onde começa a concentração.
Este ano participaram 15 balsas devidamente enfeitadas com capacidade para 50 pessoas. As embarcações são feitas de improviso utilizando  tambores para flutuar, com piso de tábuas, mas guarnecidas com churrasqueira e som eletrônico ou ao vivo, neste caso, quase sempre um sanfoneiro garantindo a folia. O difícil é escolher  qual a mais animada.
Também são utilizados incontáveis botes, bóias e colchões de ar de todas as cores e tamanhos, tomam o rio de um lado a outro para percorrerem os 10 km de extensão até à Praia da Orla em Itacajá. Ao contrario dos rally’s de velocidade, aqui não há disputa entre quem chega primeiro, o ritmo da descida é ditado pela tranqüila correnteza da água. Assim o percurso que inicia ao meio dia só termina no fim da tarde, sendo coroado com um lindo por do sol.
Tempo suficiente para diversão, alegria, contato com a natureza, para apreciar os paredões rochosos às margens do rio, com toda sua mata ciliar preservada. Tempo para a platéia de índios da reserva Krahôs às margens do rio acenar para os integrantes do rally. Tempo para a grande festa no ponto de chegada com shows de bandas da terra.