quinta-feira, 29 de julho de 2010

Caravana da Abrajet-TO conhece potencial turístico de Pedro Afonso



A tradicional descida de Balsa Ecologicamente Correta, diversas pessoas saíram de casa bem cedo para acompanhar os barcos e a Balsa confeccionada a partir das garrafas pet recolhidas na cidade de Pedro Afonso.
Os participantes da descida também puderam fazer o plantio de mudas no percurso realizado, além de reviver um pouco da historia da cidade através de músicas e poesias. Para a chegada da Balsa uma multidão se formou na praia do Rio Sono.
Os moradores e turistas abraçaram a causa ambiental, proposta inicial da Descida de Balsa. Na Eco Praia Sono junto ao palco principal uma multidão participava de brincadeiras e sorteios de prêmios, enquanto aguardavam o inicio do show da Banda Chiclete com Banana Cover.
Potencial Turistico
Um grupo formado de 15 jornalistas de turismo também esteve em Pedro Afonso durante o final de semana para conhecer as potencialidades turísticas e um pouco da história do município.
Os jornalistas estavam na Caravana de Turismo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET- Seccional Tocantins, que acompanhou a Descida de Balsa, além de conhecer pontos turísticos do município. O Caravana do Turismo é um projeto desenvolvido pela Abrajet em parceria com o Poder Público e iniciativa privada, com o objetivo de divulgar as belezas e potencialidades turísticas do Tocantins. A visita a Pedro Afonso foi a 25º edição do Caravana de Turismo.
A Eco Praia Sono é apenas um dos atrativos do município de Pedro Afonso, cujo calendário de festividades conta com o festival da soja, (o município é um grande produtor de soja), mostra folclórica e festival gastronômico, complementando as tradições festas como carnaval, competições esportivas, exposição agropecuária e festejos religiosos.
Este ano 30 mil garrafas pets fizeram a balsa flutuar pelas águas do Rio num passeio que durou mais de 5 horas. Posteriormente essas garrafas serão reutilizadas em outros projetos. Esse é um projeto que educa a crianças e chama a atenção de todos quanto a importância da preservação ambiental e as possibilidade do reaproveitamento de materiais recicláveis.