Por do sol na praia da Graciosa em Palmas/TO |
Nos últimos três anos, o
turismo doméstico ganhou força e importância na economia brasileira. Para cada
dez brasileiros que fazem viagens domésticas, apenas um viaja para o exterior.
Entre os que viajam para outros países, 70% também fazem viagens nacionais.
Cerca de 30% do custo total da viagem internacional fica no Brasil,
beneficiando principalmente empresas brasileiras dos segmentos de transporte
aéreo, operadoras e agências de viagem. Os dados são do Departamento de Estudos
e Pesquisas (Depes) do Ministério do Turismo.
Outro indicador importante
para a indústria turística é a expansão do mercado consumidor de turismo, que
aumentou 16% no país. O número de brasileiros que viajam saltou de 43 milhões
para 50 milhões, entre 2007 e 2010. A principal responsável pelo incremento foi
a nova classe média. O número de viagens também cresceu: passou de 156 milhões,
em 2007, para 186,5 milhões, em 2010. De acordo com o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), para cada 100 empregos criados na hotelaria,
outros 26 são criados na indústria, e a cada R$ 100,00 faturados pelo setor
hoteleiro, outros R$ 76,00 são injetados na indústria brasileira.
Para o diretor do Depes/MTur,
José Francisco Salles Lopes, “a saudável competição de preços entre as empresas
aéreas, a incorporação de consumidores à classe C, aliados ao crescimento da
renda, crédito e emprego no Brasil, resultam em um crescimento efetivo das
viagens turísticas, especialmente para dentro do Brasil”.
Segundo Lopes, a expectativa
para 2012 é que o turismo doméstico “tenha crescimento moderado, em razão da
delicada conjuntura macroeconômica internacional”. Atualmente, o turismo doméstico
responde por cerca de 85% do turismo brasileiro. Já a participação do setor
turístico no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é de 3,6% (aproximadamente
R$ 132 bilhões).Ascom MTur