Rádio, internet, revistas e
mídias segmentadas divulgam orientações do guia Viaje Legal nos 26 estados
brasileiros mais o Distrito Federal. Como organizar uma viagem com a família? O
que considerar na hora da escolha do destino turístico? Como identificar se a
empresa contratada atua formalmente no mercado? Quais os canais para tirar
dúvidas ou fazer reclamações? Essas e outras perguntas são respondidas na
campanha publicitária desenvolvida pelo Ministério do Turismo para orientar
turistas brasileiros que farão cerca de 45 milhões de viagens domésticas até o
final de fevereiro. As recomendações estão reunidas no hotsite Viaje Legal,
onde é possível fazer download do guia de bolso completo.
Segundo Rosiane Rockenbach,
coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, haverá distribuição de 500
mil folhetos de divulgação do hotsite nos aeroportos, Centros de Atendimento ao
Turista e rodoviárias das 27 capitais do país, “intensificando o conceito de
‘organize-se para viajar’ e convidando as pessoas a seguirem as recomendações
do Ministério do Turismo”. Rosiane garante que informação é o principal recurso
do turista “para garantir seus direitos e evitar que pequenos imprevistos
estraguem um momento tão esperado de descanso e lazer”.
O Viaje Legal terá 5.673
inserções em rádios de todas as macrorregiões do Brasil. A campanha também será
veiculada em mídias de grande cobertura nacional, como revistas, internet,
mídias indoor, taxidoor (adesivos itinerantes), telas multitoki (rede digital
interativa nos aeroportos) e mídia digital out of home (publicidade em
elevadores, supermercados, metrôs, ônibus, etc). Estados litorâneos, onde a
campanha acontece no momento da alta temporada, terão ações de reforço na
internet: Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de
Janeiro e Santa Catarina. (Ascom MTur)