segunda-feira, 18 de maio de 2015

Fórum estadual de turismo realiza primeira reunião ordinária no ano



Foestur realiza primeira reunião do ano


Depois de um longo período de inatividade – desde agosto de 2014 – o Fórum Estadual do Turismo (Foestur) realizou nesta segunda-feira, 18, a primeira reunião ordinária de 2015, na sala de reuniões da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), na Capital. Na pauta, estavam apresentação da comissão gestora do turismo no Estado, posse dos novos membros do Foestur e apresentação das ações para a Temporada de Praia 2015.

Ao todo, estiveram presentes à reunião conselheiros de 17 entidades que compõem o Foestur. O subsecretário da Sedetur, José Carlos Bezerra, presidiu a reunião em substituição ao presidente, Eudoro Pedroza. José Carlos declarou que espera que este seja um período de estabilidade e de muita produção no fórum, e que espera dos conselheiros a visão do turismo alinhado ao desenvolvimento econômico e para a política de desenvolvimento do setor no Estado.

“A presença de conselheiros dos diversos segmentos do mercado turístico mostra que as nossas expectativas são as melhores em relação ao atual Governo do Tocantins”, afirmou o subsecretário. Ele reforçou que o setor terá uma atenção especial. “Nosso objetivo é fazer com que o turismo seja um dos pilares da economia de nosso Estado, transformando o Tocantins inteiro em um potencial turístico em nível nacional e internacional”.

Praias
O superintendente do Desenvolvimento Turístico da Sedetur, James Possapp, apresentou as ações que estão sendo realizadas na preparação da Temporada de Praia 2015, que terão recursos por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais, com anuência do Governo do Tocantins.

Um dos pontos diferenciados na temporada desse ano é que a parte de infraestrutura – como tendas institucionais da PM, Saúde, Segurança Pública, restaurantes, lanchonetes, entre outras – será supervisionada pela Sedetur. Além da estrutura de palco, luz, som, cachê de shows e palanques, que será de responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins (Secult).

 Fórum
O Fórum Estadual do Turismo reúne instituições públicas e privadas com objetivo de contribuir com a cadeia produtiva no turismo do Estado, por meio de discussões e debates que proponham soluções relacionadas ao turismo sustentável.