segunda-feira, 9 de maio de 2011

Arvores fossilizadas de milhões de anos atrás


Em uma área equivalente a 32 mil campos de futebol se espalham pedras fossilizadas que um dia foram árvores. Os fósseis contendo caules, folhas de samambaias gigantes que dominaram a paisagem do município de Filadélfia, no Tocantins, segundo estudiosos, são de aproximadamente 250 a 290 milhões de anos atrás.
O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas é um patrimônio histórico e cultural de rara beleza, que atrai turistas até do exterior. Um passeio pelos arredores encontram-se caules que ao longo de milhares de anos se partiram em pedaços, e um fino cascalho de esbranquiçado a marrom formado por pedaços de vegetais petrificados e sílex. As folhas ainda conservam o rendilhado típico das samambaiaçus.
Mas, para visitar o local é preciso obter autorização do Instituto Naturatins que designará um guia para acompanhamento. E todo cuidado é pouco, para não pisar em um fóssil. A região sobre a qual hoje crescem arbustos e árvores esparsas já abrigou uma paisagem bem mais homogênea, do tipo floresta. No início do período geológico Permiano
O monumento
Criado em 2002, por meio da Lei Estadual nº 1.179, com objetivo de proteger e conservar as diversidades biológicas e paleontológicas existentes no local, o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas contempla uma floresta petrificada. A Unidade de Conservação está localizada no município de Filadélfia, com abrangência nos municípios de Babaçulândia e Barra do Ouro.
Serviços
Localizado no município de Filadélfia a 498 Km de Palmas. Vias de acesso pela TO 222.
Por que ir
É um lugar impressionante. É considerada, nesse gênero, uma das maiores florestas do mundo. Em meio ao cerrado há áreas erodidas onde afloram grandes troncos de Psaronius, Tietea (pteridófitas), Calamites (esfenófitas) e troncos de “coníferas” com mais de 1 m de diâmetro. Alguns Cordaites podiam apresentar raízes-escora, como alguns mangues de hoje.
Quando ir
Todos os dias do ano.
Quanto custa
Entrada gratuita. Mas é preciso acompanhamento de algum profissional do Naturatins. Um guia é importante porque as árvores são protegidas por lei.