segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Venha conhecer novo roteiro turístico no Tocantins

Cervo campeiro
A ADTUR - Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins - cumpre seu papel de orgão fomentador do turismo e apoiador dos empresários que trabalham com o segmento no estado. Desta maneira, está divulgando o mais recente produto turístico comercializado pelos operadores, o roteiro de Ecoturismo dentro da área de visitação pública no Parque Estadual do Cantão,(oeste) integrado ao Turismo Étnico e Ecoturismo na Ilha do Bananal,(sudoeste). 
O Cantão é uma unidade de conservação que congrega recanto de beleza e diversidade da vida silvestre considerada uma das mais importantes áreas protegidas da Amazônia Legal. Seu ecossistema se constitui em um ecótono (transição de biomas) entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, onde vivem 44 espécies de mamíferos, 316 de aves, 22 de répteis, 17 de anfíbios, 56 espécies de peixes e 134 espécies de plantas. Na época de enchentes, transforma-se em um grande espelho d´água, unindo lagos, lagoas e os "furos", como são chamadas as ligações aquáticas entre os rios. O parque é um verdadeiro berçário da vida silvestre, reduto inclusive do pirarucu, um dos maiores peixes do mundo e muito apreciado pelos povos amazônicos, o chamado bacalhau da Amazônia, comercializado no Norte do país em mantas salgadas. 
No PEC ele se reproduz e não pode se capturado. Como também se reproduzem em abundância os tucunarés. Vivem no território o jacaretinga, jacaré-açu, boto, ariranha, onça pintada e aves diversas, muitas delas mergulhadoras, como os biguás e biguatingas. Imagens de muita atratividade visual, como o nascer do sol no rio do Coco, e bandos de botos descompromissados acompanhando as canoas dos visitantes. 
A singularidade das trilhas terrestres e aquáticas, a selvageria dos jacarés, o deslocamento de arraias pintadas, a reprodução das emas em pleno cenário pantaneiro, a vida nas aldeias indígenas com costumes ainda tradicionais vão conquistar sua atenção, com certeza. (Ascom/ADTUR)