sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Tocantins na 40ª Feira das Américas colhe bons resultados.


Estande do Tocantins na ABAV
A participação do Tocantins na 40ª ABAV-Feira das Américas, no Rio de Janeiro, já colhe bons resultados. O presidente da ADTUR - Agência de Desenvolvimento Turístico, Paulo Massuia, encontrou-se com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e recebeu dele a confirmação de uma próxima vinda ao estado, a fim de visitar a região turística do Jalapão, chancelando desta maneira, a integração do roteiro de aventuras Jalapão-TO e Chapada das Mesas-MA. Vieira afirmou “gostar de pisar no chão”, referindo-se a estar, pessoalmente, no roteiro tocantinense.
Massuia ratificou convite feito pelo governador Siqueira Campos ao Ministro, durante a inauguração da usina hidrelétrica de Estreito, semana passada. Na ocasião, o Presidente da ADTUR enfatizou ao Ministro do Turismo a necessidade de se levar obras de infraestrutura turística ao Jalapão, e a importância da continuidade da estrada Novo Acordo a São Félix do Tocantins, já iniciada. Uma data já está sendo agendada para a presença da autoridade no Jalapão.
Paulo Massuia e ministro do Turismo Gastão Vieira
Para Paulo Massuia, o Governo deve apoiar a iniciativa privada, mas com a contrapartida de implantação de infraestrutura de acesso aos roteiros para que também provoque o interesse de investidores. E com esta diretriz à frente, determinou que projetos sejam executados para captação de recursos que  devidamente aplicados, assegura, capitalizem a demanda crescente do interesse de visitantes.
O evento Feira das Américas está acontecendo no Riocentro até amanhã, dia 26. Aberto nesta terça-feira, 24, reúne mais de 1.350 expositores em 450 estandes, com 51 países. O estande do Tocantins vem atraindo grande público, uma média de mil pessoas ao dia, atendidas por equipe da ADTUR. Estão na Feira os operadores de turismo das empresas CC Trekking Adventure, Leonardo Cândido, especializada em Ecoturismo e que atua principalmente no Cantão e Ilha do Bananal, e Luciano Cohen, da Korubo Expedições, que vende o produto aventura.
Cohen já atua nos mercados europeus, principalmente França, Inglaterra e Alemanha e aproveita a oportunidade para “estreitar os contatos”. Participando do evento pela primeira vez, o empresário Leonardo iniciou parceria com a Master Operadora, sediada em Portugal.  Muito animado com os resultados e a visibilidade que passa ter a partir do encontro com outros empresários do segmento, deve fazer o primeiro receptivo de turistas brevemente. “O Tocantins está fomentando o crescimento do turismo com atitudes como esta de oportunizar aos operadores a vinda à Feiras especializadas”, diz.
Paulo Massuia recebeu no estande do Tocantins o presidente da ABAV do Distrito Federal, Carlos Alberto Sá e trataram da realização de um Road Show em Brasília ainda este ano, para promover os roteiros turísticos do estado. A capital federal tem em torno de 500 agentes de viagens e 80 bem operantes, segundo disse Sá. A parceria será estendida também a equipamentos hoteleiros e todo o trade do entorno de Brasília, e vai elencar ao público as belezas dos atrativos turísticos, gastronomia, manifestações folclóricas e a diversidade natural do meio ambiente. (Ascom/ADTUR - Fotos: Jaciara Barros)