sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Palmas ganha mais um Centro de Atendimento ao Turista


Novo ponto de atendimento ao turista  (foto: Silvana Barbosa)

Visitantes já podem contar com o Centro de Atendimento ao Turista, na Região Central da Capital. O CATUR foi entregue à população nessa quinta-feira, dia 12 pela prefeita em exercício, Edna Agnolin. Além de José Arcanjo Pereira, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego, pasta responsável pela implantação do CATUR, prestigiaram também o evento autoridades políticas e empresários locais.
Na ocasião, Edna Agnolin destacou o aumento do turismo de eventos e de negócios, lembrou também a importância de receber bem estes turistas, principalmente com informação e acessibilidade. “O turismo em Palmas vem crescendo a cada dia, e representa uma fonte importante de recurso para a nossa cidade. Temos que estar preparados para receber estes turistas, por isso proporcionamos este lugar estratégico, localizado no centro da cidade, próximo aos hotéis e de fácil acesso”, enfatizou.
A presidente do Fórum Estadual de Turismo, Maria Arilêda, destacou a importância de Palmas ter um local como este, segundo ela o acesso à informação ao turista é fundamental. “A Prefeitura está de parabéns, este planejamento mostra a preocupação com o turismo não apenas no momento, mas com os futuros eventos que Palmas receberá, mostrando com isso que estamos no caminho certo”, acrescentou.
“Palmas é o portal de acesso ao estado do Tocantins, e agora possui um ponto de atendimento a altura para receber nossos visitantes”, destacou o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico - ADTUR, Lúcio Flávio. Ele também ressaltou a importância de mostrar aos visitantes as belezas que o estado proporciona, por meio de informações no CATUR.
No CATUR funcionará um balcão informativo, onde o visitante poderá obter informações turísticas sobre a capital Palmas e o Tocantins, além de mapas e folheteria. O atendimento no balcão informativo será feito por técnicos da diretoria de turismo e estagiários que se revezaram em regime de escala.  “Este espaço concentrará todo apoio necessário ao turista. O CATUR funcionará todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 9h às 21h”, destaca José Arcanjo Pereira.
No local serão oferecidos os serviços de Internet, espaço para leitura, pesquisa e atividades culturais. Uma exposição permanente de artesanato regional, mostras temporárias sobre as regiões turísticas do Tocantins e  DVDs também poderão ser apreciadas.  “Aqui teremos cursos de capacitação, ações de educação ambiental e reuniões do Trade Turístico. Este espaço será a Casa do Turismo em Palmas”, ressaltou Marcelo Henrique Costa, diretor de Turismo.
Em Palmas o visitante já conta com outros dois pontos de Atendimento ao Turista (CATUR), um no Aeroporto e outro no Distrito de Taquaruçu. (Ascop/Malena Mota)