Homenageados no Catavento 2011 |
Por Suzana Barros, Abrajet
Tocantins
Realizada há 33 anos, a Noite
de Gala do Turismo Brasileiro, segmentada através do troféu “Catavento de
Prata”, homenageou as personalidades do trade turístico baiano e nacional. Sob a coordenação do jornalista Carlos Casaes, da Gazeta do Turismo, o
evento tem o propósito de comemorar o
Dia Mundial do Turismo, homenageando instituições e personalidades que
contribuem para o fortalecimento do Turismo. Este ano, entrega dos troféus foi
no último dia seis de outubro, no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador (BA).
Na oportunidade, também foi comemorado os 35 anos de circulação da Gazeta do
Turismo.
Sérgio Neves, categoria jornalista nacional |
Este ano foram homenageados
instituições e personalidades que mais se destacaram durante os 33 anos da
premiação. Os contemplados foram Itaparica Turismo, na categoria Agência de
Turismo; Catussaba, na categoria Hotel 4
Estrelas; Hotel Acapulco Copacabana,
Hotelaria Nacional; Sérgio Neves, jornalista nacional e a Gol, enquanto
Companhia Aérea Nacional. Na categoria Especial foram contempladas as empresas
aéreas Azul e Passaredo, além das personalidades José Baracho Schmalb, Sílvio
Pessoa, José Eduardo Guinle. A Tap, Companhia ficou com o Catavento de melhor
Companhia Aérea Estrangeira, enquanto que a premiação personalidade do ano
ficou para Paulo Gaudenzi.
Segundo Casaes, o evento tem
sido muito prestigiado e divulgado em nível nacional. “De modo particular pela
presença de jornalistas especializados em Turismo que comparecem sempre em
número considerável, vindos de todas as regiões brasileiras”, esclareceu Casaes, destacando o apoio que tem recebido dos jornalistas da
Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Ele também ressaltou
a importância dos apoios recebidos para a realização do Catavento. Dentre eles,
citou o Governo da Bahia, da Bahiatursa, agências de viagens e da rede
hoteleira, a exemplo das empresas Azul, Gol,
Itaparica Turismo e dos hotéis Catussaba, Resort Stella Maris e Ceasar
Business.
Paulo Gaudenzi e Carlos Casaes |
História
A idéia de realizar o
Catavento de Prata surgiu no ano de 1979,
como forma de comemorar o Dia Mundial do Turismo – 27 de setembro
-, com o objetivo de prestar homenagem
às empresas e às personalidades que contribuem para o fortalecimento do turismo
brasileiro. Resultou de conversas entre o jornalista Carlos Casaes e seu então
sócio na Gazeta do Turismo, Antônio Roberto Pellegrino.
O nome do evento foi escolhido
em decorrência do Catavento ser um equipamento gerador de energia que, a
exemplo do Turismo responsável, não é poluente. Ele esclareceu que, devido a imprevistos, “excepcionalmente,
este ano, o evento foi realizado em outra data”, o que não comprometeu a
importância da premiação.
Jornalistas da Abrajet prestigiam evento |