segunda-feira, 24 de junho de 2013

Projeto Martim Pescador quer aumentar consumo de peixe tocantinense no cenário mundial

 
Secretário Roberto Sahium apresenta projeto Martim Pescador no Congresso da Abrajet
A produção de peixes em grande escala, visando suprir a demanda dos mercados brasileiro e internacional. Proteína para alimentar a população mundial que, apesar de todas as tecnologias utilizadas no incremento da produção agropecuária, ainda sofre com a escassez de alimentos  em diversas partes do Planeta. Com propostas ousadas como esta, o projeto Martim Pescador foi apresentado na manhã desta sexta-feira,21, em Palmas para os jornalistas que participam do 30º Congresso Nacional da Abrajet – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo.
Os jornalistas, representantes de 20 estados brasileiros e do Mercosul, ouviram atentamente à exposição do projeto, uma iniciativa da Prefeitura de Palmas, feita pelo secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural,  Roberto Sahium, em almoço realizado na Praia do Prata que teve como prato principal, o peixe. 
A caranha, servida aos congressistas, e mais as diversas outras espécies de peixes da Bacia Araguaia-Tocantins, será fonte de renda para a piscicultura local, com a produção de 24 mil toneladas de peixe por ano, na perspectiva de Sahium.  O secretário explicou que o projeto será desenvolvido em sistema de condomínio, com 10 tanques localizados  em parques aquícolas,   sob o domínio do Ministério da Pesca e Aquicultura.
O custo, cerca de R$ 13 milhões, será dividido entre os produtores, sendo que deste total cada um deles deverá investir 20% com recursos próprios.  Para o  restante estão previstos  financiamentos.
Os pescadores tradicionais de Palmas e região, que não possuem condições de investir a quantia, também vão ter oportunidades no projeto, garantiu Sahuim. “Para os pescadores locais, vamos viabilizar um condomínio e buscar recursos junto ao Pronaf”, disse, referindo-se ao Programa Nacional da Agricultura Familiar.
A estratégia do Martim Pescador, frisou o secretário, está focada em aproveitar os recursos do Tocantins,  que tem os maiores reservatórios construídos do País, a maior diversidade e coleção de peixes entre as bacias hidrográficas brasileiras, e a localização geográfica do Estado no centro do Brasil,  requisito este favorável  ao escoamento da produção para o exterior, além de tecnologia e profissionais com expertise em piscicultura.

Flores Tropicais
Os jornalistas também conheceram o projeto Flores Tropicais, desenvolvido pela Prefeitura de Palmas em parceria com a  Associação dos Produtores de Flores Tropicais.
O presidente da Associação, Marcino Pereira Lima, tenta despertar o interesse de investidores para o cultivo de flores tropicais, ressaltando que o solo e clima tocantinense são ideais para este tipo de cultivo.  
Atualmente a produção é de 230 mil hastes/ano. Mas a expectativa é duplicar a produção em 2014, de  40 para 80 hectares de área plantada de flores tropicais. 

Release – de 21 de junho de 2013- Kiara Lubick