terça-feira, 12 de junho de 2012

Exposição fotográfica inicia circuito


Comunidade Quilombola Cocalinho - Foto Emerson Silva 

A Abertura da exposição fotográfica Quilombos Emigrantes – A História de Cocalinho - acontece nesta quinta-feira, 14 de junho, no Ponto de Cultura Canto das Artes, em Taquaruçu, distrito de Palmas, a partir das 20 horas. O local é o ponto de partida para a exposição fotográfica que vai percorrer 8 cidades do Tocantins, mostrando 45 fotos que representam a fé e o cotidiano da comunidade quilombola Cocalinho, localizada no município de Santa Fé do Araguaia, Tocantins.
A exposição é resultado do II Prêmio Afro, realizado pelo Cadon (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves) em parceria com a Fundação Palmares. O patrocínio que possibilitou a montagem da exposição é do Ministério da Cultura e da Petrobrás. “Quilombos Emigrantes – A História do Cocalinho” foi o único projeto contemplado na região norte, na categoria artes visuais.
Emerson Silva, autor das fotos e idealizador do projeto, estará presente. “Quilombos Emigrantes é a maior exposição da região norte em conjunto de ações e número de fotos. Porque vamos além da fotografia”, explica o repórter fotográfico. A exposição conta ainda com projeção fotográfica com falas e cantos tradicionais dos moradores de Cocalinho, palestras sobre a comunidade, mais de 2,5 mil catálogos fotográficos e 5 mil cartões postais que serão distribuídos, em parte, na rede de ensino público do Estado do Tocantins.
O Projeto percorrerá o Estado entre junho e agosto. Serão 11 exposições ao longo de quase 80 dias, o que dá o título de maior exposição fotográfica da região Norte do país, e uma das maiores do Brasil.
Silva tem mais de 10 anos de experiência em registrar manifestações culturais, principalmente as do Tocantins. Membro fundador do Fotoclube Infinito, acumula vários prêmios de fotografia, dentre os principais o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras (Categoria Fotografia – 2010/2011); Edital de Cultura da Prefeitura de Palmas, Tocantins, categoria Fotografia (2008); 2º Colocado no Prêmio Sebrae de Jornalismo Empreendedor (Categoria Fotojornalismo – 2009).

Circuito de Exposições

14 a 15/06 – Canto das Artes – Taquaruçu – Palmas
18 a 20/06 – UFT Campus Porto Nacional
21 a 23/06 – UFT Campus Tocantinópolis
25 a 27/06 – UFT Campus Araguaína
28 a 30/06 – Comunidade Cocalinho – Santa Fé do Araguaia
02 a 04/07 – UFT Campus Arraias
05 a 07/07 – UFT Campus Gurupi
09 a 15/07 – Feira Literária Internacional do Tocantins – Palmas
18 a 20/07 – UFT Campus Miracema
23 a 28/07 – UFT Campus Palmas
03 a 31/08 – Sesc – TO (Centro de Atividades – Palmas)

Patrocínio: Ministério da Cultura e  Petrobrás
Realização: Cadon (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves)
Parceria: Fundação Palmares
Produção: Canto das Artes e Fotoclube Infinito
Apoio: UFT, Secult e Ministério da Cultura
Comunidade Quilombola Cocalinho - Foto Emerson Silva