terça-feira, 10 de abril de 2012

Adtur promove primeiro roteiro de Turismo Cinematográfico no país

                               Thiago Sá
Veredas Buriti Flora Jalapão
O universo lúdico dos cenários tocantinenses que serviram de locação para a gravação de filmes e seriados irá compor o segmento“Turismo Cinematográfico”, que vai ser lançado no próximo dia 10, em Palmas, pela Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur). A operadora de viagens Rota da Iguana, junto com a Dharma Filmes e CC Treking, formataram o roteiro "Nas Trilhas do Cinema", que estará sendo localizado no Jalapão e Cantão. O evento acontece às 19h, em sala do Cinemark, no shopping Capim Dourado, em Palmas, com a avant premiére, no Tocantins, do filme Xingu, o mais recente rodado no Estado. Antes da exibição, será assinado Termo de Cooperação entre Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins e secretarias estaduais de Cultura e de Comunicação.
                     Thiago Sá
Boiada Estrada Jalapão
O presidente da Adtur, Lucio Flavo Adorno,  convidou  o diretor de produção do filme Marcelo Torres e a produtora executiva, Bel Berlinck para estarem na sessão especial  do filme em Palmas. A Agência também está trazendo ao Tocantins, para press trip de divulgação do roteiro turístico, jornalistas das revistas especializadas Viaje Mais e Aventura e Ação; jornal Mercado e Eventos, Revista Voe Trip e a Revista de Cinema. Os profissionais conhecerão o roteiro “Nas Trilhas do Cinema”,da Rota da Iguana, visitando as locações dentro do Parque Estadual do Cantão e no Jalapão..
Segundo o presidente da Adtur, este impulso à proposta das operadoras de  explorar, racionalmente, o desdobramento cinematográfico do turismo no Estado, é atribuição institucional do órgão, que trabalha fomentando o desenvolvimento da atividade privada na construção de novos roteiros e na comercialização dos produtos turísticos do Tocantins. Esta nova rota vai associar ao já conhecido roteiro do Jalapão e Cantão, a visitação a paisagens e cenários de grandes produções, como o "Survivor Tocantins", reality show americano de audiência em mais de 100 países onde foi exibido; dos filmes “Deus é Brasileiro”, “No Coração dos Deuses”, cenas finais da novela da rede Globo “Araguaia”, “Alice” e, mais recentemente, com as filmagens de “Xingu”.

Quem adotou
O Turismo Cinematográfico é um segmento de vanguarda que oferece como atrativos visita aos sets de filmagens e reminiscências de cenários montados pelas grandes produções audiovisuais. Países como os Estados Unidos e a China, dentre outros, recebem milhares de turistas o ano inteiro, atraídos por locações de grandes produções. A Nova Zelândia se reposicionou completamente em suas campanhas de marketing turístico  e incrementou em quase 300% o setor a partir da exploração do nicho de turismo cinematográfico após o lançamento da trilogia do "Senhor dos Anéis". A Cidade Proibida, na China, passou a receber milhares de turistas respaldada pelo filme “O Último Imperador”, produzido ainda na década de 80.

Outros roteiros
Potencializando a vinda dos jornalistas da imprensa especializada ao Tocantins, a Adtur intermediou com as operadoras Norte Tur, Praia Alta e 40º no Cerrado, a visitação a roteiros que as mesmas oferecem, comercialmente. Desta maneira, serão também divulgados o produto Ecoturismo no entorno da Ilha do Bananal, contemplando Lagoa da Confusão e Fazenda Praia Alta. A Rota da Aventura em Taquaruçu e Rota do Ouro e Cultural em Porto Nacional, Chapada de Natividade e Natividade são outros pontos turísticos que receberão os profissionais das revistas Viaje Mais e Aventura e Ação.(Olga Cavalcante -Ascom/ADTUR)
                                
                                Thiago Sá
Cachoeira do Lajeado Jalapão