quarta-feira, 30 de março de 2011

Azuis é aprovado no Foestur



O Regulamento do Prêmio Azuis de Turismo foi reapresentado e aprovado na 43ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo, ocorrida no dia 3 de março. O regulamento do Prêmio passou por readequações para torná-lo mais dinâmico, econômico e exequível, compatível com a atual realidade econômica do Estado do Tocantins. 
Entre as principais modificações estão a redução de 13 para 11 categorias . A novidade é a entrada da categoria “Prêmio Azuis de Melhor Trabalho Acadêmico”,  solicitada pelo presidente da Adtur, prof. Lúcio Flavo. E, agora, também, a categoria “Melhor Matéria de Jornalismo Impresso” está aberta a matérias nacionais, desde que o foco turístico seja o Estado do Tocantins e seus atrativos
Orçado em 150 mil reais, o Prêmio tem como objetivo geral fomentar a interação permanente entre os setores governamental, empresarial, acadêmico e social do Estado do Tocantins, promovendo a valorização dos profissionais do turismo. 
A diretora da Abrajet-TO, Mª Arienar, disse que a realização do Prêmio é uma tarefa hercúlea pois ele comporta 3 prêmios em 1 uma vez que contempla as áreas de Jornalismo, o Trade Turístico e a Academia.
A diretora da Abrajet-TO, Mª Arienar, apresenta o novo regulamento do Prêmio
Histórico: O Prêmio Azuis de Turismo foi criado em 2007 com o objetivo de agraciar empresários, gestores e profissionais que se destacam no desenvolvimento turístico sustentável do Tocantins. O Prêmio homenageia os Azuis – considerado o menor rio do mundo, e deve sensibilizar e mobilizar o trade turístico do Tocantins com relação a importância da preservação de um dos recursos naturais mais importante do planeta, localizado em Aurora e Taguatinga, região sudeste do Tocantins. 
Segundo o regulamento, a 1ª edição do PRÊMIO AZUIS DE TURISMO contemplará onze plataformas empresariais, institucionais e profissionais, a saber:

I - PRÊMIO AZUIS DE MELHOR MATÉRIA DE JORNALISMO IMPRESSO 
II - PRÊMIO AZUIS DE MELHOR MATÉRIA DE TELEJORNALISMO 
III - PRÊMIO AZUIS DE MELHOR FOTOGRAFIA (Profissional e Amadora)
IV - PRÊMIO AZUIS MÉRITO TURISMO
V - PRÊMIO AZUIS DE MELHOR TRABALHO ACADÊMICO
VI - PRÊMIO AZUIS DE MELHOR HOTEL/POUSADA
VII - PRÊMIO AZUIS DE MELHOR RESTAURANTE
VIII - PRÊMIO AZUIS DE MELHOR AGÊNCIA DE VIAGEM E TURISMO
IX - PRÊMIO AZUIS DE MELHOR GUIA DE TURISMO
X - PRÊMIO AZUIS DE MELHOR DESTINO TURÍSTICO DO TOCANTINS
XI - GRANDE PRÊMIO AZUIS DE TURISMO: PROFISSIONAL DO ANO 

Últimas Notícias: No mês de fevereiro de 2011, o Projeto do Prêmio Azuis foi apresentado na Câmara Federal em Brasília-DF, aos deputados federais da bancada tocantinense, Eduardo Gomes, (PSDB-TO), e Jr. Coimbra (PMDB-TO). Eduardo Gomes adiantou que deverá contemplá-lo em emenda parlamentar de sua autoria já destinada ao Estado de apoio a Projetos Culturais e Eventos; e o deputado Jr Coimbra se comprometeu em encaminhar o Projeto do Prêmio ao Ministério do Turismo. (autoria: Mª Arienar)