O presidente do Instituto
brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, reuniu-se, hoje, com a diretora
da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, Mônica Rangel, para debater a
inserção da gastronomia no circuito de feiras internacionais. Para Dino, a
iniciativa irá contribuir para a promoção do Brasil no exterior. “Poderemos
utilizar a culinária típica para promover a cultura dos estados e regiões
brasileiras”, adiantou Dino.
Ainda de acordo com o presidente, é possível que os estandes brasileiros ganhem
atrativos gastronômicos em cinco feiras a serem realizadas no ano que vem. “A
culinária brasileira está se tornando mais conhecida mundialmente, por conta
seus sabores marcantes, e poderá ser um novo atrativo de público no espaço do Brasil
em eventos no exterior.”
Para Mônica Rangel, a criação de eventos próprios de gastronomia brasileira
também podem render resultados mais efetivos nos mercados prioritários. “Além
da inserção da gastronomia em feiras internacionais, precisamos promover
degustações específicas para formadores de opinião estrangeiros.” Para ela, é
preciso mostrar que o Brasil tem uma cozinha moderna e sofisticada que, ao
mesmo tempo em que traz raízes culturais, é muito superior aos estereótipos.
Se depender dos turistas internacionais, temos grandes chances de atrair
visitantes motivados pelos sabores do Brasil. Em pesquisa realizada com
turistas estrangeiros pela Fundação Instituto Pesquisas Econômicas (Fipe), em
2010, a pedido do Ministério do Turismo, os restaurantes e a gastronomia estão
entre os itens mais bem avaliados, com 95% e 96% de aceitação, respectivamente.
(Ascom Embratur)